FEST de Espinho três das maiores casas de pós-produção da Europa associam-se ao festival

Três das maiores casas de pós-produção da Europa associam-se ao FEST de Espinho

Fest espinho 2016Três gigantes da indústria cinematográfica mundial – a Envy, a Halo Post e a Goldcrest Films – associam-se em 2016 ao FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, que acontecerá em Espinho entre 20 e 27 de junho.

Segundo a organização do evento, esta associação permitiu a criação de importantes novos prémios para os melhores projetos nas categorias de documentário e ficção no FEST – Pitching Forum, que decorre simultaneamente ao festival: o prémio Goldcrest para o melhor projeto de curta-metragem de ficção (que assegura a total edição de som e imagem do filme vencedor), o prémio Envy para o melhor projeto de documentário (que consiste em 4 dias de grading de cor, edição online e edição de áudio) e o prémio Halo para o melhor projeto de longa-metragem de ficção (que inclui 4 dias de mistura de som ou grading de cor, à escolha do vencedor).

A Goldcrest é uma das grandes vencedoras nas categorias de pós-produção de imagem e som, tendo ganho, com o filme Os Miseráveis, um Óscar e a distinção por parte da Cinema Audio Society para melhor mistura de som, bem como o BAFTA para melhor som. Já a Halo é uma das mais prestigiadas casas de pós-produção europeias que recentemente venceu o Prémio Broadcast para Melhor Casa de Pós-produção, prémio que já tinha arrecadado em 2014. Recentemente a Halo trabalhou na pós-produção de A Rapariga Dinamarquesa e Paddington. Com várias instalações em Londres, a Envy orgulha-se de ter o melhor equipamento a nível de luz, imagem, som e edição, tendo sido galardoada cinco vezes com o prémio Broadcast para Melhor Casa de Pós-Produção.

Estes prémios representam uma oportunidade única para novos cineastas trabalharem num ambiente à escala das grandes produções mundiais, dotando os seus filmes de credibilidade e obtendo ao mesmo tempo alívio na orçamentação do seu projeto.

O desenvolvimento destas parcerias segue o objectivo do evento de promover oportunidades para novos cineastas e profissionais do audiovisual: para além do festival de cinema (cujo enfoque é em cinema emergente) e do fórum de pitching acima mencionado, o evento inclui ainda o Training Ground, onde algumas das mais importantes figuras do mundo do cinema dão masterclasses e workshops, num ambiente informal e aberto.

Para este ano está já confirmada a presença de Gareth Wiley (produtor de Vicky Cristina Barcelona), Paul Miller (produtor de Prozac Nation), Scandar Copti (realizador de Ajami), Gonçalo Galvão Teles (realizador de Gelo), entre vários outros nomes que serão anunciados durante os próximos meses e até à data do evento.

 

One thought on “FEST de Espinho três das maiores casas de pós-produção da Europa associam-se ao festival

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *