O FANTASMA DO NOVAIS (2012)

O Fantasma do Novais

Realização:   Margarida Gil
Argumento:   Margarida Gil
Elenco:           Cleia Almeida, Miguel Nunes, Maria Raquel Correia, Carolina Amaral, Isabel Machado

Direcção de Fotografia: Acácio de Almeida
Montagem: João Braz
Direcção de Produção e Assistência de Realização: Raquel Morte
Direcção de Som: Olivier Blanc
Imagem Entrevistas: Lourenço Vaz Gil Lopes
Som Entrevistas: Armanda Carvalho
Direcção Artística: Ana Paula Rocha
Figurinos: Ângela Orbay
Pós-produção: Obvio Som
Produção: Ambar Filmes e Fundação Cidade Guimarães – Cinema e Audiovisual
Para: RTP2 e Guimarães Capital Europeia da Cultura

TRAILER

Na Guimarães de hoje, Ana (Cleia Almeida) tenta desesperadamante acabar um trabalho de pesquisa sobre Joaquim Novais Teixeira, orgulhoso vimaranense desparecido em Paris em 1972. Faltam-lhe o tempo e as forças para editar as horas de entrevistas que recolheu sobre ele, e pede ajuda a Sofia (Maria Raquel Correia) e a Jacinto (Miguel Nunes), cujo maior empenho é dormir. Todos se acabam por emaranhar no véu do fantasma do Novais e de se deixar seduzir por esta figura incontornável.
Um homem do mundo, de excepcional carácter e inteligência, um sedutor, um homem de princípios, comprometido, independente e confiável. Do Novais Teixeira assim fala gente como Júlio Pomar, Eduardo Lourenço, o filho de Luis Buñuel, Teresa Ricou, ou António da Cunha Telles. Influente crítico de cinema e amigo das principais figuras da cultura do seu tempo, Novais Teixeira viveu entre Espanha, Brasil e França num exílio forçado.
Num constante cruzamento entre o passado e o presente, entre a ficção e o documentário, o filme atravessa diferentes cidades, épocas cruciais do século passado, reflectindo a história do país e do mundo através das palavras dos que o conheceram, e o recordam com saudade e incomparável admiração

LONGA-METRAGEM

MAKING-OF

OUTROS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *